sábado, 18 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - As Epístolas de Paulo






AS EPÍSTOLAS

Das vinte e duas epístolas Paulo escreveu 14 delas, ele declara que foi comissionado para completar a revelação divina e há três pontos cruciais em suas epístolas: Deus é nosso conteúdo; Cristo é o mistério de Deus e a Igreja é o mistério de Cristo. O mistério de Deus é Cristo como corporificação e manifestação de Deus. O mistério de Cristo consiste que Deus é Triúno, por meio de Sua morte e ressurreição ele se uniu a nós e nos fez membros vivos de Seu corpo orgânico e está é a visão que devemos seguir, que nos guiará conforme o Espírito que há em nós e a permanecer na Vida, no corpo, este é o desejo do Senhor.

ROMANOS

            Este livro foi escrito pelo apóstolo Paulo para os santos em Roma, por volta dos anos 60 d. C.. Seu tema principal é o evangelho de Deus que faz de pecadores filhos de Deus para constituírem o Corpo de Cristo o qual se manifesta nas igrejas locais.
            Os cristãos estavam acostumados a dizer que já haviam quatro evangelhos, contudo Paulo disse que sua epístola ao Romanos também era o evangelho. O livro de Romanos apresenta o evangelho de Cristo depois de Sua ressurreição e mostra também que agora Ele é o Salvador subjetivo que mora em nós.
            Romanos explica como Cristo individualmente passou a ser o Cristo corporativo e como nós que antes éramos pecadores e inimigos de Deus passamos a ser membros de Cristo e formamos Seu Corpo. Ele oferece uma definição completa, expondo tanto a vida cristã como a vida da igreja.

LIVRO DE 1ª CORÍNTIOS

Paulo escreveu para Igreja em Corinto, para todos aqueles que invocavam o nome do Senhor (1 Co. 1:2). O tema principal foi Cristo e Sua cruz, a solução de todos os problemas que a igreja estava enfrentando. Seu desejo era falar aos que por conta de sua sabedoria, filosofia e cultura se distraíram, portanto o espírito de Paulo tinha o encargo de trazê-los de volta a Cristo, a quem ele testemunhava.
O livro revela o poder de Deus, Sua sabedoria, justiça, santificação e redenção para conosco ( 1 Co 1:24,30), o Senhor da Glória (2:8), Ele é a Cabeça (11:3) e Corpo (12:12),  durante o livro são apresentados pelo menos 19 aspectos de Cristo  incluindo estes escritos a acima. Mostra que devemos nos centrar no Rei e não em qualquer pessoa, assunto, que não seja Ele. Ele deve ser nossa atenção, o centro, a quem Deus designou, para que todos os problemas que existem entre os crentes sejam resolvidos.

LIVRO DE 2ª CORÍNTIOS

            O tema principal foi o ministério do Novo Testamento e seus ministros. Paulo ficou preocupado depois da disciplina que deu aos Coríntios, assim como uma pai que quando disciplina seu filho fica preocupado que o filho se afaste dele e deseje fugir de casa, por isso fez 2 Coríntios. Essa segunda carta apresenta um modelo, um exemplo, de como Cristo se forme em nosso ser e como cheguemos a ser Sua expressão. Esses processos constituem os ministros de Cristo que produzem ministérios levando a cabo o novo pacto de Deus. A primeira epístola trata negativamente, a segunda trata positivamente, dos ministérios. Os ministérios têm o fim de ministrar o Cristo que temos experimentado o qual é produzido e formado quando experimentamos os sofrimentos e aflições de Cristo.

LIVRO DE GÁLATAS

            Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que somente pela fé que as pessoas são reconciliadas com Deus.
            Os irmãos da Galácia haviam sidos distraídos de Cristos e atraídos pelo judaísmo. O ponto central de Gálatas é mostrar que Cristo veio representando a lei consigo mesmo e que a intenção de Deus não é nos manter debaixo da lei, mas próximos a Cristo.Os primeiros capítulos temos a revelação de Cristo como ponto central da economia de Deus, o primeiro mostra Deus se agrada ao revelar o Filho em nós; o segundo mostra que devemos viver o Cristo que há em nós e não a lei; o terceiro revela o Espírito que foi nos dado para que tenhamos a vida divina; o quarto vemos que o Espírito nos é dado quando nascemos de Deus; o quinto apresenta que o Espírito foi nos dado para que vivamos e andemos n’Ele e o sexto, o Espírito é a nossa meta e os últimos quatro capítulos vemos o Espírito como nossa experiência.


LIVRO DE EFÉSIOS

                O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
            Efésios abrange sete aspectos da igreja: A igreja como Corpo de Cristo, o novo homem, o reino de Deus, a família de Deus, a morada de Deus, a esposa de Cristo e o guerreiro. E Deus busca uma Igreja cheia de glória, pois a glória é a expressão de Deus e é algo totalmente diferente da moral e condutas humanas. E essa igreja está no Reino de Deus, a qual envolve direitos e responsabilidades e ali também se manifesta a família de Deus a qual está cheia de vida e desfrute.

LIVRO DE FILIPENSES

            Este livro foi escrito por “Paulo e Timóteo, escravos de Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos” (fp 1:1), durante a prisão em Roma.
            O tema principal é tomar a Cristo como nosso viver, modelo, meta, poder  e nosso segredo.Durante o tempo que se escreveu Filipenses os judeus exerciam muita influência sob os crentes de Cristo, segundo Filipenses 1:15-18 alguns pregavam Cristo “por inveja e contenda” e por “ambição egoísta”, mas outro aspecto bastante positivo é que os crente junto a Paulo pregaram o evangelho, apesar de ainda haverem algumas dissensões entres os Filipenses, foram regenerados no espírito, mas não haviam sido transformados na alma. Então em Fp 1:20 Paulo diz: “Será magnificado Cristo em meu corpo e no versículo 21 ele declara: “Para mim o viver é Cristo”, estás afirmações apresentam o conceito básico de todo livro. FIlipenses mostra que devemos magnificar o Senhor em nosso viver diários, dia após dia.
            Nos quatro capítulos de Filipenses trata da experiência que temos com Cristo que inclui quatro pontos principais: A expressão, o modelo, a meta e a fortaleza e todos devemos experimentar estes quatro aspectos.

LIVRO DE COLOSSENSES

            Este livro também foi escrito por Paulo e Timóteo por volta do ano 64 d. C. durante a prisão em Roma e quase ao mesmo tempo em que se escreveu  Filemom.
            O contexto do livro de Colossenses é que a cultura  havia se infiltrado na igreja e como a população em Colossos era a mistura de gentios e judeus eles tinham culturas diferentes, os gentios debaixo da influência da culta grega e suas filosofias e  com essa mistura de culturas,inundou a igreja em Colossenses. A igreja deve ser uma casa cheia de Cristo e constituída por Ele.
        O propósito de Paulo aos Colossos é mostrar que na igreja não se deve permitir substitutos de Cristo. Está é a razão por que nessa epístola se usam várias expressões elevadas para descrever Cristo, por exemplo: Ele é chamado de a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criação, o Primogênito entre os mortos. Em Gálatas Paulo fala que Cristo se revela em nós, que Ele vive em nós e se forma em nós, mas em Colossenses revela um Cristo mais profundo e todo-inclusivo, que transcende o nosso entendimento. Não podemos permitir que nada substitua o Senhor, este é o ponto central de Colossenses, Gálatas revela que Cristo é contrário a religião e Colossenses revela que Cristo é contrário a tudo, pois Ele mesmo é a realidade de todas as coisas positivas.

LIVROS DE 1ª E 2ª TESSALONICENSES

            O tema principal destas epístolas é: Uma vida santa para a vida da igreja: Servir ao Deus vivo, levar um viver santo e esperar a vinda do Senhor. 1 e 2 Tessalonicenses não foi escrito para os crentes mais experientes, mas os novos que haviam sido salvos a menos de um ano, a maioria era gentios típicos. Essas epístolas são muito preciosas, pois nos oferecem uma ajuda particular quanto a vida cristã e a vida da igreja em suas primeiras etapas.
            Em 1ª Tessalonicenses 5:23 Paulo diz: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o nosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Se quisermos ser inteiramente santificados, nossos corações devem ser conservados irrepreensíveis em santidade, ou seja, todas as partes do nosso ser, o nosso espírito, nossa alma e do corpo , devem ser preservados por completo.
            Em 2ª Tessalonicenses Paulo repete muito o que foi dito em 1 Tessalonicenses, ele era muito repetitivo, tal como um pai que tem um coração amoroso para com seus filhos.Ele adverte os santos para que sejam enganados, além disso os corrige com o propósito de trazê-los de volta ao caminho certo, sendo a estrutura básica a vida cristã, que inclui fé, amor e esperança. O objetivo da primeira epístola é infundir ânimo e consolação e o objetivo da segunda é corrigir e equilibrar. Os crentes devem viver andar e trabalhar por fé e por amor na esperança da vinda do Senhor.

LIVRO DE 1ª TIMÓTEO

            Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja. O apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.
           Durante a primeira prisão de Paulo, as igrejas foram postas a prova. Esta prova revelou que tinha começado o  declínio e degradação e  deu-se a diferentes ensinamentos, os ensinamentos que diferiam os ministérios. Por esta razão, Paulo instruiu Timóteo para combater o bom combate.
            O pensamento central dessa epístola a Timóteo revela a economia de Deus. Paulo usa a maravilhosa expressão: “economia de Deus”. A economia de Deus se revela em quatro expressões faladas em 1 Timóteo 3: Grande é o mistério da piedade; Deus foi manifestado na carne; A igreja é a casa do Deus viventa; a igreja é a coluna e fundamento da verdade. Depois da introdução Paulo lembrou a Timóteo que havia enviado a Éfeso alguns que não ensinavam coisas diferentes, mas se concentravam na economia de Deus, a qual é baseada na fé, portanto Timóteo- Como homem de Deus- devia ser um bom ministro de Cristo e aprender a se relacionar com os santos de diferentes idades, com anciãos, com escravos e com os que amam dinheiro.

LIVRO DE 2ª TIMÓTEO

            Em segunda Timóteo Paulo apresenta a vacina contra a decadência da igreja.
Este livro foi escrito no tempo em que as igrejas estabelecidas por intermédio de Paulo estavam degradando e o apóstolo Paulo foi confinado em uma prisão muito longe. Muitos lhe deram as costas e o abandonou inclusive alguns cooperadores. Era uma situação decepcionante e desencorajadora, especialmente para o jovem e filho espiritual, Timóteo. Esta é a razão que Paulo escreveu esta epístola, para encorajar Timóteo a reforçar e confirmar.
Paulo fala das disposições divinas da vacina: uma consciência pura, uma fé não fingida, o dom divino, um espírito forte, graça, a vida incorruptível, as sãs palavras e do Espírito que habita em nós (1:3 -- 14). Em 2:1-15 Paulo indica que devemos ser como mestre fiel, com soldade, atleta corador, lavrador que trabalha e obreiro que não de que se envergonhar.  No capítulo três, Paulo fala primeiro que decadência piora e mostra que isto vai trazer momentos de dor e enganos e, em seguida, fala o antídoto da vacina: a palavra divina. O capítulo quatro é composto por três seções: a recompensa que está por vir, o resultado da decadência, ou seja, de amar este mundo e cometem muitos males.
Se analisarmos o esboço de 2ª Timóteo, vemos que não é apenas um livro supostamente para pastores, sim, é um livro escrito para aqueles que desejam vacinar outros contra o declínio da igreja

LIVRO DE TITO

                 O tema central é manter a ordem na igreja.
            Depois que Paulo saiu da prisão, ele visitou vários lugares, incluindo a cidade de Éfeso e Creta.Consciente da situação das igrejas, Paulo sentiu que deveria escrever uma carta a Tito para lhe dizer como manter em ordem uma assembléia local. Para levar uma vida organizada devemos prestar atenção em quatro entidades: A igreja, a família, o sistema social e o governo. Se cuidarmos destes aspectos devidamente teremos uma vida organizada em todos os aspectos.
Esses aspectos foram os fatores elementos que nortearam a elaboração deste livro. Para escrever o capítulo um, Paulo estava profundamente preocupado com a igreja, portanto, neste capítulo, ele aborda a questão da boa ordem que deve existir na igreja e fala da criação do corpo de anciãos para executar a administração da igreja local, para acabar com os vários "ismos" e conserva a sã doutrina dos apóstolos. No capítulo dois, Paulo fala de uma vida humana organizada, que lida principalmente com a vida familiar. Então, ele fala sobre a sociedade ou sistema social. Em 3:1-8 Paulo aborda a questão dos governantes, ou o governo.

LIVRO DE FILEMON

Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceitá-lo de volta como a um amigo em Cristo. Quando Paulo escreveu a Filemom, Filemom era de Colossos, e Paulo estava preso em Roma.Um dos companheiros de prisão, Onésimo, foi levado para o Senhor e no espírito encaminhado por Paulo, e tornou-se não apenas um crente em Cristo e um filho de Deus, mas também um filho amado para Pablo.Já  havia uma igreja local em Roma e por que Paulo não recomendou este recém-salvo a igreja lá? porque Onésimo era um escravo fugitivo e seu mestre, Filemom, morava em Colossos.
No livro de Filemom encontra-se um excelente modelo e exemplo de como é levar um pecador ao Senhor, levando-lhe a vida divina, considerando-o como filho, com todo nosso coração e o ajudando a corrigir algumas ações. Ao fazermos isso temos um preocupação de leva-lo ao amor e apelar pelo amor da outra pessoa. E esse é o propósito dessa epístola, mostrar a igualdade, a vida eterna e o amor divinal, de todos os membros do Corpo de Cristo.

LIVRO DE HEBREUS

Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos.
Os Hebreus, a quem este livro foi escrito, confiaram  no Senhor, mas ainda queriam se apoiar na reiligão judaica. Em 63 d. C., Ananias, um dos sumos sacerdotes da religião judaica em Jerusalém,  subiu junto com os fariseus e saduceus para perseguir os crentes hebreus que estavam apreciando o Senhor Jesus, mas não estavam dispostos a abandonar a sua velha religião.Finalmente, o Senhor soberanamente provocou circunstâncias que forçou os hebreus a saírem dessa situação.
            Os judeus religiosos roubaram suas propriedades e os ameaçaram de morte. 
Neste livro, o Cristo celeste é contra a religião na Terra e todas as coisas terrenas, para experimentar o Cristo dentro de nós,temos que nos voltar ao Espírito, para apreciar o Cristo celeste, devemos desviar nossos olhos de todas as coisas terrenas e contemplar apenas para quem está sentado à direita do trono de Deus que por meio de Sua morte e ressurreição, Ele fez tudo que foi necessário em relação a Deus e do homem. Este é o tema geral de Hebreus.


          CEAPE

2 comentários:

  1. Muito bom estudo. Porém a Espístola aos Hebreus não se sabe se foi paulo quem escreveu. Existem especulações apenas e também a questão tradicional, de que ele tenha sido o escritor. E também se diz Espístolas e não Livros. Deus abençoe.

    ResponderExcluir