sábado, 18 de junho de 2011

O Homem Sendo Criado Conforme a Imagem e Semelhança de Deus





Na Criação de Deus
a Vida Humana sendo a Vida mais Elevada
O Homem Sendo Criado Conforme a
Imagem e Semelhança de Deus

O homem não apenas possui a vida criada mais elevada, como também foi feito à imagem de Deus, conforme a semelhança de Deus (Gn 1:26-27). A não ser o homem, nenhuma outra criatura tem a imagem e semelhança de Deus. O homem é a mais elevada das coisas criadas por Deus, e foi criado à imagem e conforme a semelhança de Deus. Na criação de Deus, o homem é o melhor recipiente preparado por Deus para o Seu plano. Em Seu plano Deus ordenou que os homens possuíssem Sua vida a fim de se tornarem os irmãos de Seu Filho. Para isso, em Sua criação, Deus fez com que o homem tivesse Sua imagem e semelhança.
Imagem se refere às partes interiores, tais como a mente, à vontade e a emoção. A mente, a emoção e a vontade do homem, as quais constituem o homem interior, foram criadas à imagem de Deus. Portanto, as funções humanas do pensamento, opiniões e amor se assemelham às de Deus.
A imagem de Deus também se refere às características de Seus atributos. Os mais notáveis dos atributos de Deus manifestados no homem são o amor, luz, santidade e justiça. Quando Deus criou o homem, o criou à Sua imagem, conforme os atributos de Suas virtudes, para que o homem pudesse expressá-Lo através dessas virtudes. Por isso, o homem possui o desejo de ter amor, luz, santidade e justiça, e essas virtudes às vezes são expressas em seu comportamento. O que o homem possui, na verdade, é só a imagem e não a realidade. O homem tem que receber a Deus como sua vida e conteúdo e então, o amor, a luz, a santidade e a justiça de Deus irão saturar e enriquecer as virtudes humanas de amor, luz, santidade e justiça, sendo então sua realidade.
Semelhança se refere ao corpo exterior, o qual constitui a homem visível. O corpo exterior do homem foi criado conforme a semelhança de Deus. Deus tem Sua semelhança. Antes que Deus tivesse encarnado para ser um homem, Ele se apresentou com freqüência às pessoas do Antigo Testamento na forma de homem (Gn 18:2, 16:17; Jz 13:9-10, 17-19). A forma do homem é a forma de Deus, porque o homem foi criado conforme a semelhança de Deus.

Para que o homem expresse a Deus

O propósito principal da restauração e da criação adicional de Deus era que o homem, um homem corporativo, expressasse a Deus (Gn 1:26-27). O homem que Deus criou era um homem corporativo. Deus não criou muitos homens. Deus criou a humanidade coletivamente em uma pessoa, Adão. Deus criou Adão, e Adão era um homem corporativo, um homem coletivo. Quando Adão foi criado, todos nós fomos criados. Todos fomos incluídos em Adão. Portanto, no versículo 26 Deus disse: "tenham" [Bíblia de Jerusalém]; embora se refira a um homem, é usado o plural. Isto demonstra que esse homem é um homem corporativo. Neste versículo, da mesma forma como o verbo "façamos" significa que Deus é triúno, assim o uso do verbo no plural significa que o homem é corporativo. Deus criou um homem corporativo com a sua própria imagem e conforme a sua semelhança para que o homem expressasse o próprio Deus.

Para que o homem exercite o domínio de Deus

Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança: e tenham domínio" (lit.). Deus criou um homem corporativo para que exerça Seu domínio (Gn 1:26-28). A palavra domínio inclui muito mais que a autoridade. Domínio significa ter um reino como uma esfera na qual se pode exercer autoridade.
Para tratar com o inimigo de Deus
O primeiro aspecto da intenção de Deus é tratar com o seu inimigo, com Satanás, que é tipificado pelas coisas que rastejam (Gn 1:26). Na Bíblia, as coisas que rastejam são demoníacas, diabólicas e satânicas. A Bíblia usa uma serpente para tipificar Satanás (Gn 3:1). Em Apocalipse 12:9 Satanás é chamado de a "antiga serpente".
Na criação original de Deus, Ele tinha só um propósito: o de expressar-Se a Si mesmo. Porém, devido à rebelião de Satanás, agora Deus tem outro propósito: o de tratar com o seu inimigo. Para isso, Ele criou o homem à Sua própria imagem para que o homem O expressasse, e lhe deu domínio para que o homem tratasse com Seu inimigo.

Para restaurar a terra

O segundo aspecto da intenção de Deus em dar domínio ao homem é para que este restaure a terra (Gn 1:26-28). O homem precisa ter domínio sobre a terra para subjugá-la e conquistá-la. Conquistar a terra significa que o inimigo já está ali, que uma guerra está sendo travada. Portanto, temos que pelejar e vencer.
Para introduzir a autoridade de Deus
O terceiro aspecto da intenção de Deus em dar domínio ao homem é para que introduza a autoridade de Deus, para que exerça a autoridade de Deus sobre a terra. O homem tem que exercer a autoridade de Deus para que o reino de Deus venha a terra, que à vontade de Deus seja feita na terra e que a glória de Deus seja manifestada na terra.
Deus Colocando o Homem Diante da Árvore da Vida para que o Homem O Receba como Vida
Depois que Deus criou o homem, ele não colocou a vida divina dentro do homem. Em vez disso, deu ao homem o livre arbítrio; Ele queria que o homem exercitasse o livre arbítrio para escolher, para tomar Sua vida. Assim, colocou o homem diante da Árvore da Vida.
A fim de dar uma oportunidade ao homem para escolher, Deus pôs a árvore do conhecimento do bem e do mal ao lado da Árvore da Vida. A Árvore da Vida representa Deus como a fonte da vida; a árvore do conhecimento do bem e do mal denota Satanás como a fonte da morte. Estas duas árvores representam as duas fontes do universo. Muitas pessoas pensam que se Deus não tivesse permitido que a árvore do conhecimento do bem e do mal estivesse ao lado da Árvore da Vida, então não haveria problemas depois. Na verdade, Deus não fez isso dessa maneira. Ele é grande. Ele é tão atrativo como Deus de glória. Ele não forçou o homem para que O escolhesse. Ao contrário, ele permitiu que o homem exercitasse seu livre arbítrio para que escolhesse o que considerava bom. Era de acordo com tal princípio que, no jardim do Éden, Deus colocou Adão diante das duas árvores; Ele queria que o homem O escolhesse, que O tomasse como sua vida.
(W. Lee. Lições da Verdade, Nível Um, Volume 1. Living Stream Ministry, 1986, Lição 3, págs. 31 a 42).

            CEAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário