sábado, 18 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - As Epístolas de João, Judas e Apocalipse de João




1ª LIVRO DE JOÃO

Esta epístola foi escrita para os crentes em geral que receberam a vida de Deus por ter crido no Seu Filho. A epístola foi escrito por volta dos años 90 d. C. e 95 d. C., depois que retornou do exílio na ilha de Patmos e deve ter sido escrito em Éfeso, onde o apóstolo ministrou em seus últimos dias.
As epístolas de João, especialmente a primeira, o tema central é o mistério da comunhão divina que tem se manifestado entre os crentes, a saber, a comunhão que os crentes tinham com Deus e uns com os outros. Apesar de sermos de diferentes raças, cores e nacionalidades, desfrutamos de uma só comunhão na vida divina, a qual tem sido manifestada, este é o mistério da comunhão da vida divina.
A primeira epístola de 1 João há três seções principais: A comunhão da vida divina (1 Jo. 1:1- 2:11), o ensinamento da unção divina ( 2:12-27) e as virtudes do nascimento divino. Primeiro João mostra que na vida divina desfrutamos da comunhão que está quando desfrutamos dos ensinamentos da unção divina. Em seguida, ele indica que a comunhão da vida divina e os ensinamentos da unção nos introduzem as virtudes do nascimento divino. E na terceira seção vemos quanto desfrutamos no nascimento divino, somente mediante a comunhão divina, e os ensinamentos da unção divina podemos experimentar e desfrutar de todas as virtudes que tem sido dadas por meio do nascimento divino.

2º LIVRO DE JOÃO

A epístola de 2ª João proíbe de participar de qualquer ensinamento herético a respeito da Pessoa de Cristo. No versículo 10 diz: “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas.” Nesta epístola João nos adverte para não receber qualquer um que nega a verdade sobre a divindade e a encarnação de Cristo.
Na introdução ( 2ª Jo. 1-2) João fala de amarmos com veracidade e a causa da verdade. E no versículo 3 o apóstolo saúda e abençoa os fiéis com graça, misericórdia e paz, baseado na verdade e amor. E nos versículos de 4-6 ele fala com respeito a andar na verdade e no amor. De 7- 11 fala a respeito de não participar de nenhuma heresia, e a conclusão, de 12-13, João expressa sua esperança de ter uma comunhão mais íntima e assim ter mais gozo e envia saudações.

3ª LIVRO DE JOÃO

Tanto 2ª João e 3ª João se baseiam em 1ª João. 2 João fala a respeito de não participarmos de qualquer ensinamento que envolve heresia e 3 nos  encoraja a ajudarmos os colaboradores coma  verdade, devemos nos unir a todos aqueles que estão sendo um com Deus, na sua divindade e trindade, devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que essa Obra redentora cresça.
A introdução (versículos 1-4) João fala de amar com veracidade, de prosperar em todas as coisas e na saúde e de andar na verdade. Nos versículos de 5 a 8 fala de hospedar mesmo os estrangeiros com fidelidade, amor e uma vida digna de Deus para aqueles que trabalham na verdade. Nos versículos de 9-12 João fala de não imitar o mal, mas bom, e dá dois exemplos: o Diótrefes, um irmão que se exalta e Demétrio, que é saudado como um exemplo de bom. nos versículos 13-14 João exprime na conclusão saudações, sua esperança de uma maior comunhão e saudações afetuosas.

 LIVRO DE JUDAS

Judas assim como Tiago era irmão de Cristo na carne, provavelmente foi escrito em Jerusalém da Judéia e foi escrito aos crentes Judeus.
Temos de aprender com os livros de Judas e 2 Pedro temer a Deus e ser muito cuidadosos  com a Pessoa do Senhor e Sua obra redentora, como estamos vivendo em uma era perversa, e os jovens especial devem estar em alerta, todos devemos ter um entendimento básico da Palavra de Deus, pois Sua palavra é que nos protegerá.

LIVRO DE APOCALIPSE

Os escritos de João estão divididos em seu evangelho, suas epístolas e Apocalipse. O apóstolo escreveu este livro as sete igrejas da Ásia, por volta do ano 90 d. C. e estava exilado na Ilha de Patmos. Nessa última parte de seus escritos vemos a colheita da vida divina.
Apocalipse é um livro de conclusão, se ele não existisse na Bíblia, haveria um vazio, pois a Bíblia tem o princípio, mas não teria o final. Apocalipse é a consumação da economia de Deus e a revelação dessa economia.
Este livro é primeiramente a respeito de Cristo, depois a respeito da Igreja e por último a economia de Deus. Vários aspectos de Cristo nunca haviam sido revelados da maneira como vemos em Apocalipse, por exemplo: A visão de que Cristo é o Sumo Sacerdote que está no meio das igrejas, a visão de Cristo como o Leão-Cordeiro que está no trono de Deus e em meio aos quatro seres viventes e muitos outros aspectos de Cristo. Em nenhum outro livro Cristo é revelado como em Apocalipse.
Por um lado, este livro nos apresenta a “Revelação de Jesus Cristo” e por outro nos mostra o “testemunho de Jesus”, o qual é específico e consumado. O testemunho de Jesus consiste em: a grande multidão de redimidos, a mulher vestida de sol com o filho varão, os vencedores em pé sob o mar de vidro, a noiva ataviada, o exército de Cristo e a Nova Jerusalém. E a revelação inclui também a economia de Deus, que é Sua administração universal e eterna, essa administração leva a cabo Sua economia e espaço e o tempo dessa administração é eterna, que é bem dividida, primeiro são os sete selos; logo após são as sete trombetas; depois os Ais e enfim os sete flagelos.


        CEAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário