quarta-feira, 29 de junho de 2011

Invocando o Nome do Senhor





INVOCANDO O NOME DO SENHOR

O que significa invocar o nome do Senhor? Alguns cristãos pensam que invocar o Senhor é o mesmo que orar a Ele. Sim, invocar é uma espécie de oração, mas não é simplesmente orar. A palavra hebraica usada para “invocar” significa “bradar”, “clamar”, “gritar”. A palavra grega usada para “invocar” significa “invocar uma pessoa”, “chamar uma pessoa pelo nome”. Em outras palavras: é chamar uma pessoa pelo seu nome, audivelmente. Embora a oração possa ser silenciosa, o invocar precisa ser audível.
Dois profetas do Velho Testamento ajudam-nos a ver o que significa invocar o Senhor. Jeremias nos diz que invocar o Senhor significa clamar a Ele e experimentar a respiração espiritual. “Da mais profunda cova, Senhor, invoquei o Teu nome. Ouviste a minha voz: não escondas o Teu ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor.” (Lm 3:55-56).
Isaías também nos diz que o nosso invocar é o nosso clamor a Ele. “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; Ele se tornou a minha salvação. Vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. Direis naquele dia: dai graças ao Senhor, invocai o seu nome... Cantai louvores ao Senhor... Clamai e gritai, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti”. (Is. 12:2-6, lit.). Como Deus pode-se tornar a nossa salvação? A maneira é invocar o Seu nome, dar graças ao Senhor, cantar um hino, clamar e gritar. Tudo isto corresponde ao invocar mencionado no versículo 4!

Invocando o nome do Senhor no Velho Testamento

 

O invocar o Senhor começou na terceira geração da raça humana com Enos, filho de Sete (Gn 4:26). A história do invocar o nome do Senhor continuou ao longo da Bíblia com Abraão (Gn 12:8), Isaque (Gn 26:25), Moisés (Dt 4:7), Jó (Jó 12:4), Jabez (I Cr 4:10), Sansão (Jz (16:28), Samuel (I Sm 12:18), Davi (II Sm 22:4), Jonas (Jn 1:6), Elias (I Rs 18:24), e Jeremias (Lm 3:55). Os santos do Velho Testamento não apenas invocavam o nome do Senhor, eles até profetizaram que outros invocariam o Seu nome (Jl 2:32, Sf 3:9; Zc 13:9). Embora muitos estejam familiarizados com as profecias de Joel concernentes ao Espírito Santo, poucos têm prestado atenção ao fato de que receber o derramamento do Espírito Santo exige que invoquemos o nome do Senhor. Por um lado, Joel profetizou que Deus derramaria o Seu Espírito; por outro lado, profetizou que as pessoas invocariam o nome do Senhor. Esta profecia cumpriu-se no dia de Pentecostes (At 2:17a, 21). O derramamento de Deus necessita da cooperação do nosso invocar.

Praticado pelos crentes do Novo Testamento

 

Invocar o nome do Senhor foi praticado pelos crentes do Novo Testamento, começando no dia de Pentecoste (At 2:21). Enquanto Estevão estava sendo apedrejado para morrer, ele estava invocando o nome do Senhor (At 7:59). Os crentes do Novo Testamento praticaram invocar o Senhor (At 9:14; 22:16; 1 Co1:2; 2 Tm 2:22). Saulo de Tarso recebeu autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocavam o nome do Senhor (At 9:14). Isto indica que todos os santos primitivos invocavam Jesus. O seu invocar o nome do Senhor era um sinal, uma marca de que eles eram cristãos. Se nós nos tornamos aqueles que invocam o nome do Senhor, o nosso invocar vai-nos distinguir como cristãos.
O apóstolo Paulo enfatizou a questão de invocar quando  escreveu o livro de Romanos. Ele disse: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10:12-13). Paulo também falou sobre o invocar o Senhor em 1 Coríntios, quando ele escreveu as palavras: “com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1 Co 1:2). Além disso, em 2 Timóteo, ele disse para Timóteo seguir as coisas espirituais com os que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2:22). Através de todos esses versículos, podemos ver que no primeiro século, os cristãos praticavam bastante o invocar o nome do Senhor.
Assim, ao longo do Velho Testamento, bem como nos primeiros dias da era cristã, os santos invocavam o nome do Senhor. Como é lamentável que isso tenha sido negligenciado pela maior parte dos cristãos por tanto tempo! Cremos que hoje o Senhor quer restaurar o invocar o Seu nome e quer que o pratiquemos para que possamos desfrutar das riquezas da Sua vida.

O objetivo do invocar

 

Por que necessitamos invocar o nome do Senhor? Os homens precisam invocar o nome do Senhor a fim de serem salvos (Rm 10:13). A maneira de orar silenciosamente ajuda as pessoas a serem salvas, mas não ricamente. A maneira de invocar, em voz alta, ajuda as pessoas a serem salvas de um modo mais rico e completo. Assim, precisamos encorajar as pessoas a se abrirem e a invocarem o nome do Senhor Jesus. O Salmo 116 nos diz que podemos participar da salvação do Senhor, invocando-O: “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor” (v. 13). Neste único salmo, invocar o Senhor é mencionado quatro vezes (v. 2, 4, 13,17).  Como vimos anteriormente, a maneira de tirar águas das  fontes  da  salvação é  invocar  o nome  do Senhor (Is 12:2-4). Muitos cristãos nunca invocaram o nome do Senhor. Se você nunca invocou e nem sequer clamou diante do Senhor, é duvidoso que você já tenha desfrutado do Senhor de uma maneira rica. “Invocai seu nome... Clamai e gritai...” (Is 12:4, 6). Tente clamar diante Dele. Se você nunca clamou sobre o que o Senhor é para você, tente fazer isto. Quanto mais você clamar: “Ó Senhor Jesus, Você é tão bom para mim!”, mais você será liberto da sua própria pessoa, e preenchido com o Senhor. Milhares de santos têm sido libertados e enriquecidos através do invocar o nome do Senhor.
Outra razão para invocarmos o Senhor é para sermos libertos da angústia (Sl 18:6; 118:5), de problemas (Sl 50:15; 86:7; 81:7), de tristeza e dor (Sl 116:3-4). As pessoas que argumentam contra o invocar o Senhor já se acharam invocando-O quando estiveram sujeitas a certo problema ou doença. Quando nossas vidas estão livres de problemas, nós até podemos argumentar contra o invocar o Senhor. Entretanto, quando problemas vêm, ninguém precisará nos dizer para invocá-Lo, porque invocaremos espontaneamente.
Além disso, a maneira de participarmos da abundante misericórdia do Senhor é invocá-Lo. Quanto mais O invocarmos, mais desfrutaremos da Sua misericórdia (Sl 86:5).
Outra razão para invocarmos o Senhor é para que recebamos o Espírito (At 2:17a, 21). A melhor maneira e a mais fácil de sermos preenchidos pelo Espírito Santo é invocar o nome do Senhor Jesus. O Espírito já foi derramado. Simplesmente precisamos recebê-Lo, invocando o Senhor.
Isaías 55:1 diz: “Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. Qual é a maneira de comermos e bebermos o Senhor? Isaías nos dá a maneira no versículo 6 do mesmo capítulo: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Assim, a maneira de comermos o alimento espiritual para a nossa satisfação é buscar o Senhor e invocar o Seu nome.
Romanos 10:12 diz que o Senhor de todos é rico para com todos os que O invocam. A maneira de desfrutarmos das riquezas do Senhor é invocá-Lo. O Senhor não é apenas rico, mas também está perto e disponível, pois Ele é o Espírito que dá vida (I Co15:45). Como Espírito, Ele é onipresente. Podemos invocar o Seu nome a qualquer hora e em qualquer lugar. Quando O invocamos, ele vem até nós como o Espírito e desfrutamos de Suas riquezas.
1 Coríntios é um livro sobre o desfrutar de Cristo. No capítulo doze, Paulo nos diz como desfrutarmos Dele. A maneira de desfrutarmos do Senhor é invocar o Seu nome (12:3; 1:2). Toda vez que invocamos: “Senhor Jesus”, Ele vem como o Espírito, e nós bebemos Dele, o Espírito que dá vida (12:13).
Se eu chamo o nome de uma pessoa, e se esta pessoa é real, viva e presente, ela virá a mim. O Senhor Jesus é vivo, real e presente! Ele está sempre disponível. Toda vez que o invocamos, Ele vem. Você quer desfrutar da presença do Senhor com todas as Suas riquezas? A melhor maneira de experimentar a Sua presença com todas as Suas riquezas é invocar o Seu nome. Invoque-O enquanto estiver dirigindo numa estrada ou enquanto estiver trabalhando. Em qualquer lugar e a qualquer hora você pode invocá-Lo. O Senhor está perto e é rico para com você.
Além disso, invocando o nome do Senhor, podemos ser despertados. Isaías 64:7 diz: “Já ninguém há que invoque o Teu nome, que se desperte, e te detenha”. Quando sentimos que estamos fracos ou abatidos, podemos nos levantar e nos despertar, invocando o nome do Senhor Jesus.

Como invocar

 

Como devemos invocar o Senhor? Devemos invocá-Lo com um coração puro (2 Tm 2:22). O nosso coração, que é a fonte do nosso invocar, deve ser puro, nada buscando a não ser o próprio Senhor. Da mesma forma, devemos invocar com lábios puros (Sf 3:9). Necessitamos vigiar nossa conversa, pois nada contamina mais nossos lábios do que conversas vãs. Se nossos lábios são impuros devido a conversas vãs, será difícil para nós invocarmos o Senhor. Ao lado de um coração puro e lábios puros, precisamos ter uma boca aberta (Sl 81:110). Precisamos abrir bem a nossa boca para invocá-Lo coletivamente. Segunda Timóteo 2:22 diz: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor”. Precisamos nos reunir com a finalidade de invocar o nome do Senhor. O Salmo 88:9 diz: “dia após dia venho clamando a ti, Senhor”. Portanto, deveríamos invocar o Seu nome diariamente. Além disso, o Salmo 116:2 diz: “... invocá-lo-ei enquanto eu viver”. Enquanto vivermos, deveremos invocar o nome do Senhor.

A necessidade de praticar

 

Invocar o nome do Senhor não é meramente uma doutrina. É muito prático. Precisamos praticá-lo diariamente e a toda hora. Nunca deveríamos parar a nossa respiração espiritual. Esperamos que muitas outras pessoas do povo do Senhor, especialmente novos crentes, comecem a praticar o invocar o Senhor. Hoje, muitos cristãos viram que podem conhecê-lo, que podem ser introduzidos no poder da Sua ressurreição, que podem experimentar Sua salvação espontânea e que podem caminhar em unidade com Ele, através de invocar o Seu nome. Em qualquer situação, em qualquer hora, invoque “Senhor Jesus, Ó Senhor Jesus!” Se você praticar o invocar o Seu nome, verá que esta é uma maneira maravilhosa de desfrutar as riquezas do Senhor. 

(Compilado por Benson Philips de mensagens dadas por Witness Lee. Invocando O Nome do Senhor - W. Lee.).



CEAPE


9 comentários: