sábado, 18 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - Os Quatro Evangelhos




NOVO TESTAMENTO

Cristo é realmente o centro de toda a bíblia, é O todo inclusivo e tem muitos aspectos. No começo do Novo Testamento é apresentado quatro biografias que descrevem os quatro aspectos principais do Cristo todo inclusivo, tais biografias são apresentadas em Mateus, Marcos, Lucas e João, e Atos é uma continuação do livro de Lucas sendo o principal assunto: A propagação do Cristo ressuscitado em Sua ascensão por meio do Espírito.

O LIVRO DE MATEUS

Era um coletor de impostos que passou a ser apóstolo, ele escreveu esse livro provavelmente entre 37 e 40 d. C. não muito depois da ressurreição do Senhor. Ele se destinava primordialmente ao público judeu.
Mateus testifica que o Senhor é o Rei, o Emanuel, Aquele que perdoa, o Noivo, o Senhor do sábado, O Messias, Aquele que edifica a Igreja, O Salvador do qual foi falado nas profecias do Antigo Testamento falando Daquele que havia de vir, trazendo o Reino dos céus para terra. E agora no Novo testamento esta maravilhosa Pessoa o Salvador-Rei veio para estabelecer seu Reino e salvar Seu povo do pecado por meio de Sua morte e ressurreição. Além disso, Mateus apresenta a genealogia de Cristo para mostrar seus antecessores e Sua condição comprovando que Ele é o sucessor legítimo do trono de Davi.

LIVRO DE MARCOS

Era filho de uma das Marias ,  próximo do apóstolo Pedro que o considerava como filho e primo de Barnabé. Marcos acompanhou Barnabé e Saulo em seus ministérios.
O relato de Marcos tem três características presentes: a primeira  é o relato de Pedro a respeito da historia de Jesus, o filho de Deus; o segundo foi escrito conforme a seqüência histórica e o terceiro é este evangelho é a história ainda mais detalha que os outros.
O livro explica muitos nomes, costumes e festas judias e apresenta Cristo como o Salvador-Escravo o Senhor que serviu aos pecadores e deu Sua vida para resgatá-los cumprindo o propósito eterno de Deus. Ao contrário de Mateus que apresenta ensinamentos e parábolas do Salvador acerca do Reino celestial e João que apresenta as profundas relações do Salvador a respeito das verdades divinas, a intenção de Marcos é mostrar suas ações as quais se vêem em Seu serviço ao evangelho, evidenciando  Sua diligência, fidelidade, Seu afeto, Seu poder milagroso e outras virtudes do Servo a serviço dos pecadores  da parte de Deus.

LIVRO DE LUCAS

É o autor deste Evangelho, como de Atos também.  Foi um fiel companheiro de Paulo e provavelmente este livro foi escrito em Cesaréira durante a prisão de Paulo nessa cidade.
Este evangelho mostra o Senhor como o Salvador-Homem, que vivia no mais alto nível da moral, um homem doce e agradável e enfatizou como a salvação em Jesus está ao alcance de todos, mostrando que Ele estava em contato com pessoas pobres, com os necessitados e com os que eram desprezados pela sociedade.
O Senhor levou uma vida no mais alto nível da moral e tal vida estava posta nos atributos divinos e nas virtudes humanas, mas a partir de Sua morte e Ressurreição, Ele está vivendo essa vida dentro de todos os crentes, isto significa que Ele continua tendo uma vida nos mais alto nível de moral e se cremos  nisso, podemos falar como a Paulo: “já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”(Gálatas 2:20). Além disso o evangelho de Lucas apresenta cinco aspectos cruciais a respeito do Salvador-Homem: Seu nascimento, proveniente do Espírito de Deus, Seu ministério, levando a cabo a economia de Deus, Sua morte, a obra redentora a favor do homem, Sua ressurreição , Deus faz apologia de Cristo e Sua obra, Seu sucesso em todas Suas realizações e a vitória sob o inimigo universal de Deus e por fim como quinto aspecto sua ascensão, a exaltação do Filho por parte de Deus que levou a cabo Seu ministério celestial sobre a terra como Espírito todo-inclusivo.

LIVRO DE JOÃO

Foi escrito por volta dos anos 90 d. C., possivelmente em Éfeso e foi dirigido aos crentes judeus e gentios.
Este evangelho comprova que Jesus é Deus, O Salvador que veio em vida para produzir Sua expansão, Edificação e Sua expressão. João revela em Cristo, o verbo de Deus,que veio para que o homem tenha vida e Ele mesmo que dá essa vida, além disso mostra que Ele é o pão da vida, a água da vida e que vive no homem como Vida. Mostra também a Edificação, em Atos 1:14 vemos que Cristo em carne era o tabernáculo , a morada de Deus entre os homens aqui na terra, antes de Sua morte seu corpo era o templo de Deus e depois de Sua ressurreição Seu corpo continuou sendo o tempo, isso é a edificação, esse evangelho revela que os crentes devem ser edificados juntos como morada eterna de Deus. 

CEAPE

Um comentário:

  1. Dos 3 sinóticos Marcão é o mais solidário. Tudo o que é semelhante e que está em Lucas, o caríssimo médico, e que está em Mateus, o 1º evangelista, está em Marcos, o São Paulo do Egito. E João?. João, o teólogo do amor,...é cabal!…:)

    27 de abril de 2018 06:33

    ResponderExcluir