sábado, 18 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - As Epístolas de Tiago e Pedro





LIVRO DE TIAGO

Este livro foi escrito por Tiago, um escravo de Deus e Jesus Cristo, irmão do Senhor Jesus na carne e foi escrito para doces tribos de Israel que estavam na dispersão. Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática de sua fé e, além disso, oferece idéias sobre como isso pode ser feito.
Tiago começa sua epístola se dirigindo as doze tribos de Israel que estavam em dispersão. Portanto, apresenta muitos pontos relacionados a virtudes práticas da perfeição cristã, tai como: suportar as provas através da fé; resistir a tentação como aqueles nascidos por Deus; levar uma vida com temor por meio da palavra que há em nós segundo a lei liberdade; não fazer acepção de pessoas entre os irmãos; conduzir com sabedoria; vencer as paixões, o mundo e o diabo; não falar mal dos irmãos; não confiar na nossa vontade própria, mas no Senhor; aguardar a longanimidade da vinda do Senhor; falar honestamente sem jurar, e ter práticas saudáveis na vida da igreja.

1º LIVRO DE PEDRO

Este livro foi escrito por Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos crentes judeus que estavam dispersos entre os gentios. A razão que se escreveu Pedro, em especial a primeira epístola, foi porque os crentes judeus haviam se dispersado e sofriam perseguição, e Pedro compara a perseguição como a de um forno, então ele escreveu para instruí-los e consolar os irmãos para que não duvidassem da palavra do Senhor, por isso em 1ª Pe. 5:10 diz: “ Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo voz chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo voz há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.
O propósito do livro de primeira Pedro é confirmar e fortalecer os crentes que sofrem, que foram escolhidos, santificados e separados do mundo por Deus. Os sofrimentos são para equipar os irmãos a ter uma mente resistente a carne, afim de que não vivam segundo as concupiscência da carne e sim na vontade de Deus, afim de que participem dos sofrimentos de Cristo e se regozijem na glória de Cristo manifestada. Deus dispõe disto debaixo de Seu governo para julgar Seu povo escolhido, começando pela Sua própria casa, então este livro também pode ser considerado um livro que trata do governo de Deus.

2ª LIVRO DE PEDRO

O tema de 1ª Pedro é a vida cristão debaixo do governo de Deus e o livro de 2 Pedro é sua continuação, no entanto também vemos da provisão divina e o governo de Deus.
Depois das palavras de introdução, Pedro fala acerca da provisão divina que inclui: a participação do poder divino e a iluminação da verdade divina. A participação do poder divino se refere a todas as coisas que pertencem a vida e a piedade e o desenvolvimento espiritual por meio da natureza divina que conduz a obter a rica entrada para o Reino eterno de Deus. E a iluminação da verdade divina se refere a glória do testemunho dos apóstolos e a luz da palavra profética. Ainda em 2ª Pedro 2, ele adverte os irmãos quando aos falsos mestres e os estimula a serem leais ao Senhor, guardando a palavra, crescendo na graça e no conhecimento de Cristo.

CEAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário