sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Recriação - Os Três Primeiros Dias




    Por que descrever tão longamente esse processo todo, que, aparentemente, resultou em fracasso para Deus? Deus jamais fracassa. Ele é um Deus de propósito, e aquilo que estabeleceu na eternidade passada será cumprido. Por isso, Ele fez a recriação, ou a criação adicional ou a restauração de todas as coisas.
     A situação descrita no início de Gênesis 1:2 indica claramente que houve uma queda das criaturas da primeira criação e que houve um julgamento de Deus. Mas no final do versículo 2 é dito que o “Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Aleluia! É o Espírito de Deus vindo para restaurar a criação.
      Em toda a história vemos constantemente Deus restaurando muitas coisas. O livro de Gênesis, por exemplo, mostra vários atos de restauração por parte de Deus. Tudo aquilo que Ele estabeleceu, mas que foi perdido, deve ser restaurado. Estamos falando agora da era do Espírito da realidade, que já dura cerca de dois mil anos. Quantos cristãos, porém, nesse tempo têm realmente vivido de acordo com o Espírito, quantos têm experimentado o Espírito da realidade de maneira viva e genuína? Deus que restaurar isso, e o está fazendo. Ele quer restaurar a prática de todos os Seus filhos viverem de acordo com o Espírito que habita em seu espírito.
      Onde isso é possível? Para isso, Deus tem restaurado outra verdade: a base da unidade da igreja. De acordo com a Bíblia, a base da igreja é a cidade onde ele está, ou seja: uma cidade, uma igreja. Cremos que Deus revelará a mais e mais de Seus filhos essa verdade, tão intimamente ligada à volta do Senhor. Cremos que muitos cristãos que hoje estão nas divisões do Corpo de Cristo verão a base da igreja e retornarão para aquilo que Deus sempre quis. Cremos que isso não vai demorar muito para acontecer: eles verão a igreja e aprenderão a viver no espírito.
         Sempre que Deus restaura algo, o resultado é muito melhor do que o fato original. Como vimos em Jó 38:7, os anjos se alegravam com a beleza da primeira criação, mas com certeza a recriação é muito mais bela! Comparemos o tempo de Paulo com o nosso. Talvez muitos não percebam, mas nossos dias são muitas vezes melhores que a era de Paulo. Hoje, podemos praticar tudo o que Paulo escreveu, além de conhecer todos os demais livros do Novo Testamento. Sempre que Deus restaura, o resultado é maravilhoso!

            Os Três Primeiros Dias


        No primeiro dia da recriação, Deus disse: “Haja luz; e houve luz”. Deus fez então, separação entre a luz e as trevas, e houve tarde e manhã. A partir desse momento, o tempo começou a existir.
         Na criação original havia luz, mas não era uma luz muito distinta, tampouco havia distinção clara entre dia e noite. Deus, então, criou a luz.
      Cada dia da criação está relacionado a uma das pessoas da Trindade divina, e descreve, desse modo, a maneira de Deus agir, de Deus operar, a fim de cumprir Seu propósito. A luz foi o primeiro item da recriação, e ela representa Deus Pai. Em 1 João 1:5 lemos que Deus é luz. Portanto, para que Deus cumpra Seu plano, a primeira necessidade é a luz, a fim de que os homens vejam que estão em trevas e O recebam.
        No segundo dia, houve separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. As águas de baixo são as águas dos mares, rios e lagos, e as águas de cima são as águas que estão nas nuvens. Entre elas, há o firmamento, os ares, a atmosfera. Em hebraico, língua em que foi escrito o Antigo Testamento, uma mesma palavra é usada para ar, vento ou Espírito. Portanto, o surgimento dessa expansão de ar significa que, ao recebermos o Espírito, Ele em nós separa o que é celestial do que é terreno. Antes de crermos no Senhor, pensávamos apenas nas coisas da terra, em como ganhar muito dinheiro para ter uma boa vida. Mas a Bíblia é clara ao recomendar que não devemos acumular riquezas na terra, mas, sim, no céu, pois onde está o nosso tesouro, ali está o nosso coração. Desse modo, as coisas desta terra não nos tocam e não ganham nosso coração.
      Colossenses 3 diz que, por termos ressuscitado com Cristo, estamos assentados com Ele nos lugares celestiais e, por isso, devemos buscar as coisas lá do alto e nelas pensar. Isso só é possível por termos recebido o Espírito.
No terceiro dia, as águas se ajuntaram e apareceu a porção seca, que estava submersa. Isso claramente representa a ressurreição do Senhor Jesus ao terceiro dia. A porção seca da terra representa o Senhor Jesus, assim como a boa terra de Canaã com todas as suas riquezas. Isso é confirmado por Efésios 3:8, que diz que Cristo tem riquezas espirituais insondáveis. Certamente, ao surgir à porção seca, a terra ficou bem mais bonita do que na criação original.
       Quando fui visitar o vulcão Villarrica no Chile, fiquei maravilhado com a beleza e a harmonia da recriação de Deus: lagos cristalinos, ilhotas cheias de plantas e flores, altas montanhas com neve permanente e um vulcão. Tudo aquilo surgiu no terceiro dia! Surgindo a porção seca, surgiram também as plantas, a relva, as ervas e as árvores frutíferas, a primeira manifestação de vida.
      Isso corresponde à nossa experiência espiritual. Primeiramente, Deus iluminou-nos e mostrou-nos que estávamos em trevas e, por termos a luz, passamos a evitar as trevas. Então, o Espírito que está em nós leva-nos a pensar nas coisas lá do alto, e a vida divina cresce em nós.

CEAPE - Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário