terça-feira, 7 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - Livros Históricos



 

 
OS LIVROS DE HISTÓRIA:
DE JOSUÉ A ESTER

LIVRO DE JOSUÉ
O autor ou os autores, o lugar e o tempo: Este livro foi escrito por Josué. Ele era um líder militar e político. Escreveu a maior parte deste livro em Canaã, e uma pequena porção nas planícies de Moabe. Os eventos narrados neste livro provavelmente ocorreram entre 1450 a.C. e 1426 a.C.
O tema: A destruição de inimigos e o descanso.
            O contexto: O propósito do chamamento de não era somente ter os filhos de Israel fora do Egito, a terra de escravidão, como também introduzir a Canaã, a terra que mana leite e mel (Ex. 3:8, 10, 17). Em tipologia, introduzir os filhos de Israel na boa terra significa introduzir o homem em Cristo, o Cristo todo-inclusivo, tipificado pela boa terra. Cristo é a boa terra que mana leite e mel.
            O pensamento central: O Deus fiel introduziu Seu povo na boa terra que foi prometida ao patriarca Abraão. O Deus justo julgou o pecado de Seu povo e dos habitantes da boa terra.     
O esquema geral: Deus falou a Josué, filho de Num servo de Moisés, e disse que se levantasse e atravessasse o Jordão com todo o povo, para irem para a terra que Ele lhes daria como herança (Js. 1:2, 6). Josué 11:23 diz: ”Assim, tomou Josué toda esta terra, segundo tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme suas divisões e tribos; e a guerra repousou da terra”.
            Seções: 1) entrada na boa terra (caps. 1-5);  2) a conquista dos inimigos (caps. 6-12); 3) a distribuição da boa terra (caps. 13-22); 4) a despedida (caps. 23-24).

LIVRO DE JUÍZES

O autor ou autores, lugar e o tempo: Há muito debate sobre a autoria de juízes, e é difícil verificar quem é o autor. No entanto, muitas autoridades no campo têm postulado que este livro foi escrito por Samuel
O tema: Confusão e renascimento.
O contexto: Após os israelitas terem herdado a boa terra, se rebelaram contra Deus, adoraram a ídolos, lutaram entre si e encheram-se com os pecados da carne. É uma história escura e dolorosa.
O pensamento central: O homem tem uma natureza rebelde. Deus é justo ao julgar o pecado. Deus é misericordioso e fiel para perdoar e salvar cada vez que seu povo se arrepende e o invoca.
            O esquema geral: O período desde a morte de Josué até o reinado de Saul é chamado a era dos juízes. A era dos juízes durou aproximadamente quatrocentos e cinqüenta anos (Atos 13:19, 20). Durante esse período, os filhos de Israel não puderam remover ou destruir, todas as sete tribos de Canaã. Como resultado, gradualmente, deixaram a Deus, seguindo os costumes das nações, foram misturadas em casamento com as nações e adoraram a outros deuses. Por isso, Deus os entregou nas mãos de nações como eles tinham sido avisados. Mas quando se arrependeram, Deus ouviu suas orações e os livraram mediante a mão de um juiz. Embora os filhos de Israel tivessem abandonado a Deus, Deus iria libertá-los quando eles se arrependessem, no entanto, com o tempo voltaram a abandonar a Deus. Este ciclo foi repetido sete vezes.
Seções: 1)  Prólogo: a fé em Deus (capítulos 1 a 25); 2) A história da queda: a rebelião contra Deus (caps. 2:6 - 16); e apêndice;  3) Apêndice: confusão sobre religião e moral, e entre as tribos (capítulos 15 a 21).


LIVRO DE RUTE

Autor ou autores, lugar e o tempo: O livro de Rute é relacionado - em termos de história e tempo - com o livro anterior, os juízes, e os livros subseqüentes primeiro e segundo Samuel. Portanto, é altamente provável que este livro tenha sido escrito por amuel. Eventos sendo narrado ocorreu 1322 anos a.C e 1312 a.C, Perón foramescritos muito tempo depois, isto é, após o reinado de Davi.
O assunto: Boaz é visto como um valor atribuído ao Deus-dado direito de primogenitura e digite o rei que construiu o reino, ou seja, David.
O contexto: Este livro é parte do livro dos Juízes e serve como um complemento. Juízes é um livro que apresenta uma história cheia de escuridão e sofrimento, enquanto o livro de Rute é comprado com um oásis no deserto ou uma estrela que brilha na noite escura. Este livro faz o leitor a se alegrar e ser feliz.
            O homem pode obter o direito de primogenitura por redenção de Cristo e, portanto, unidos a Cristo.
            O resumo geral: Neste livro de Rute, Boaz representa Cristo e Rute tipifica a Igreja. Este livro nos mostra como Boaz redimiu a Rute e a primogenitura dela. O direito de primogenitura incluída uma dupla porção da terra, o sacerdócio e a realeza, isto é, o direito e a posição de desfrutar a Cristo plenamente dos privilégios de ser um sacerdote que leva o homem a Deus, e um rei que traz o Deus ao homem. Rute era nora de Naomi, e ambas tinham perdido seu direito de primogenitura devido à pobreza. De acordo com o que Deus havia ordenado, para recuperar a primogenitura precisaria do esforço redentor de um parente. Boaz valorizava a primogenitura dada por Deus. Ele não se preocupava só com a sua primogenitura, mas também a dos outros. Ele pagou um preço para resgatar a herança de seu parente e se casou com a viúva deste (Rute 4:1-17). Ele se compadeceu da pobre e fraca Rute e resgatou o seu direito de primogenitura, David - o rei que edificou o reino - foi introduzido.
            Sessões: 1) A perda do direito de primogenitura (1:1-5), 2) o anelo pela primogenitura (1:6-22), 3) a busca da primogenitura (capítulos 2 a 3) 4) a recuperação da primogenitura (cap. 4).

1º LIVRO DE SAMUEL

            Autor ou autores, lugar e o tempo: [Os primeiros vinte e quatro capítulos de 1 Samuel provavelmente foram escritos por Samuel. Capítulo vinte e cinco, versículo 1, diz que Samuel morreu, assim do capítulo vinte cinco em diante, de 1 Samuel e todo o livro de 2 Samuel certamente não foram escritos por ele. Em 1 Crônicas 29:29 diz, com respeito aos feitos de Davi, que estes não só estavam escritos nas crônicas de Samuel, como também nas crônicas dos profetas do Natã e Gade. Baseado neste versículo, alguns estudiosos bíblicos concluíram que após a morte de Samuel, as crônicas dos livros de Samuel foram continuadas pelos profetas Natã e Gade.] O livro de 1 Samuel foi escrito em Canaã e abrange o período entre os anos 1171 anos a.C e 1056 a.C.
            O assunto: A degradação do sacerdócio, o estabelecimento dos profetas para que falassem em nome de Deus e da unção do reino conforme o coração de Deus.
            O contexto: [Os sacerdotes ocuparam uma posição importante, porque o povo precisava ir até Deus por meio dos sacerdotes quando eles serviam e estava perto de Deus.] Mas Eli, o sacerdote era fraco, assim que o sacerdócio havia se deteriorado. Por conseguinte, Deus precisava estabelecer um profeta que falasse em nome Dele para que o povo pudesse ir a Deus por meio deste. Além disso, Deus queria obter uma morada na terra. Ele usou Samuel para ungir Davi, um homem segundo o coração de Deus, para que fosse rei e edificasse Seu templo.
O pensamento central: Oração. Oração de Ana produziu um filho (um fruto). A oração de Samuel fez com que Israel obtivesse a vitória. Samuel orou por um rei segundo o pedido de Israel. Ele achava que era um pecado não orar.
            O esquema geral: A palavra chave neste livro é a oração. “Samuel” significa Deus ouviu a oração. Samuel foi dado por Deus para sua mãe Anna, porque ela orou. Samuel viveu no templo desde a sua juventude. Eli o sacerdote permitiu que o sacerdócio se deteriorasse, devido sua falha ao disciplinar seus filhos. Deus passou a Eli e estabeleceu a Samuel para que falasse por Ele. Samuel era uma pessoa que orava. Os israelitas queriam um rei. Samuel ungiu Saul para fosse rei. Saul se rebelou e foi expulso. Então, Davi foi ungido rei. Em sua juventude, Davi derrotou Golias e tornou-se famoso. Saul ficou com ciúmes de David e tentou matá-lo muitas vezes. David tornou-se um foragido por muitos, anos, mas nunca se rebelou contra Saul. Ao final, Saul foi morto.
            Seções: 1) Samuel (capítulos 1 a 7);   2) Saul (capítulos 8 a 15); e   3) David (Capítulos 16 a 31).

2º LIVRO DE SAMUEL

 O autor ou autores, lugar e o tempo: Os autores foram Natã e Gade. Este livro foi escrito em Canaã falando de eventos que ocorreram entre 1056 a.C. e 1018 a.C.
O assunto: Cristo Rei derrotar os inimigos de Deus, construindo o templo de Deus.
O contexto: Este livro trata principalmente do rei David. A última parte de 1 Samuel fala da unção, o sofrimento e a fuga de Davi, em seus primeiros dias. Em 2 Samuel conta a história de reinado de Davi. Os inimigos de Israel continuaram a lutar contra Israel. O desejo de Deus para obter um templo e para estabelecer Sua morada, ainda não tinha sido cumprido. Os israelitas já tinham a terra, mas ainda não tinha descanso, e Deus ainda não tinha Sua morada. Deus levantou Davi com o propósito de derrotar os inimigos e edificar o templo de Deus.
Resumo geral: Como povo de Deus, devemos obedecer ao coração de Deus, lutar contra o inimigo de Deus e construir o templo de Deus, a igreja. Deus é justo para julgar a rebelião e perdoar nossos pecados quando nos arrependemos.
            O esquema geral: Depois da morte de Saul e de seu filho Jonatan, Davi foi nomeado rei de Judá. Mais tarde, ele foi nomeado rei de toda nação de Israel. Ele estabeleceu a capital em Jerusalém. Ganhou muitas batalhas e trouxe de volta a arca de Deus. Ele teve o desejo de edificar a casa do Senhor. Mas pouco depois, Davi pecou. Ele provocou a morte de Urias e tomou sua mulher, Bate-Seba. Deus o julgou da seguinte maneira: a morte do filho que foi fruto do adultério, a morte de Amom por parte de Absalão, a rebelião de Absalão e a rebelião de Seba. Davi pecou de novo fazendo o censo do povo. O juízo de Deus veio em forma de uma peste que matou setenta mil homens. Deus perdoou a Davi depois que este se arrependeu. Dos pecados de Davi surgiram assuntos de importância: Ele teve um filho chamado Salomão, que seria o que edificaria o templo, e também obteve um lote, que seria o lugar onde se edificaria o templo.
            Sessões: 1) O êxito de Davi (Caps. 1-10), 2) O fracasso de Davi (Caps. 11-20); e                   3) Apêndice (Caps.21-24)

1º LIVRO DOS REIS

Autor ou autores, o lugar e o tempo: [os livros de 1 e 2 reis eram um só livro no Antigo Testamento hebreu. Este livro foi dividido em dois pela Septuaginta é difícil para os estudiosos determinar quem foi o autor de Reis, mas alguns pensam que foi Jeremias.] Este livro provavelmente foi escrito em Canaã, e narra eventos que ocorreram entre os anos 1015 a.C e 897 a.C.
O Tema: Cristo o Rei fortalece o Reino de Deus e edifica o templo de Deus, a igreja.
O contexto: depois que o rei Davi havia estabelecido o reino, reunido os materiais e obtido o lugar para o templo, Deus não lhe permitiu edificar o templo diretamente, devido a que havia matado a muitas pessoas em todas suas batalhas. Portanto, Deus levantou a seu filho Salomão para edificar o templo.
O pensamento central: O Cristo ressuscitado edificará a igreja, assim como Salomão edificou o templo. E nós, os redimidos de Deus, edificaremos a igreja por meio de Cristo. Quando o povo de Israel temia a Deus, o reino prosperava; mas quando o povo se afastou de deus, o reino declinava. Todos devemos andar e atuar como “andava Davi” nosso pai.
O esquema geral: O livro narra toda a história de Davi, a nomeação de Salomão, a edificação do templo, os últimos dias da vida de Salomão e sua degradação, a divisão do reino em Judá e Israel, os reis de Judá de Roboão até Joram, os reis de Israel de Jeroboão até Ocazías, e os feitos de Elias.
O evento principal narrado neste livro é que Salomão edificou o templo e que a Glória de Deus o levou. Esta foi a grande da experiência dos israelitas no antigo Testamento.
Sessões: 1) fortalecimento do reino (caps. 1-2), 2) a gloria do reino (caps. 3-10),                   3) a divisão do reino (caps. 11-12:24) e 4) a degradação do reino (12:25-22).

2º LIVRO DOS  REIS

O autor ou os autores, o lugar e o tempo: Jeremias escreveu este livro. Provavelmente foi escrito em Canaã. Os eventos narrados neste livro transcorrem entre os anos 895 a.C. e 588 a.C.
O tema: A degradação e a destruição dos reinos divididos por causa da rebelião e da idolatria.
O contexto: Devido a rebelião, a idolatria e a divisão, o reino havia se degradado. A maioria dos reis foram maus diante dos olhos do Senhor. Portanto, o Senhor os advertiu da destruição que viria se eles não se arrependessem.
O pensamento central: Quando Deus viu que seu povo se rebelou contra Ele e se afastou Dele para servir a ídolos, enviou seu profeta para adverti-los. Deus esperava que eles se arrependessem e que voltassem para Ele. Assim os profetas diziam: “Assim diz Jeová”. Se eles não escutassem a ira de Jeová se ascenderia contra eles. Ele permitiria que seus inimigos derrotassem o reino deles e os levassem cativos.
O esquema geral: Este livro contém relatos dos reinos de Judá e Israel; também inclui os feitos de Eliseu. Narra a história do reino de Judá desde Ocazías até Zedequias, e o reino de Israel desde Oram até Oséias.
Sessões: 1) a última parte do ministério de Elías (1:1-2:12),  2) o ministério de Eliseu (vs. entre 2:13-13:25), 3) a degradação e a destruição do reino de Israel (vs. entre 1:17-17:41) e 4) a degradação do reino de Judá ( vs. entre 8:16-25).


1º LIVRO DAS CRÔNICAS

            O autor ou os autores, o lugar e o tempo: [ Os livros de 1 e 2 Crônicas também  eram um só livro no Antigo Testamento hebreu, e este livro também foi dividido pela Septuaginta. Muitas estudiosos tem determinado que este livro foi escrito por  Esdras. Se compararmos o final de Crônicas com o começo de Esdras, poderemos ver que o estilo, a gramática e as frases são muito similares, e tem que haver ido escritas pelo mesmo autor. Por isso foi sugerido que Crônicas foi escrito por Esdras.] Ele escreveu este livro em Jerusalém. Os acontecimentos narrados em 1 Crônicas ocorreram entre os anos de 1506 a.C., e 1015 a.C.
            O tema: O repasse da história dos filhos de Israel com vistas a restauração do     templo e a cidade.
            O contexto: Quando os filhos de Israel regressaram para reedificar o templo e a cidade de Jerusalém, havia a necessidade de repassar sua história. Mediante este REPASO, os filhos de Israel conheceram ao Senhor, o adoraram e o serviam. Embora esse livro narre muitas coisas similares as que se descrevem em Samuel e em Reis, apresenta uma perspectiva diferente; usa a palavra e a perspectiva de Deus para explicar a história.
            O pensamento central: As Crônicas do principio ao fim nos revelam a grandeza de Deus e a posição justa que Ele ocupa no reino de seu povo. Embora o povo sempre se afastasse de Deus e se rebelasse, Ele seguia sendo o Senhor que reinava sobre toda a terra (29:11-12). A maneira com que Deus vê e explica as coisas, é diferente de como faz homem. Este livro também nos revela que Deus cuida dos que O buscam, que Ele é quem julga e perdoa, Ele é o Deus que esta no trono em cada situação, e como Ele sempre obtém a glória.
            O esquema geral: Este livro usa nove capítulos para repassar a genealogia dos filhos de Israel. Este repasse lembrou ao povo que eles eram os escolhidos de Deus. O que se narra a respeito de Davi é positivo; isso mostra que o Senhor havia perdoado seus graves pecados. Este livro da ao povo que regressava uma visão positiva de Deus. Apresenta uma Crônica da nomeação de Davi, de seus homens de valor, da arca do testemunho, a prosperidade do reino, o desejo de Davi em edificar o templo e a vitória de Davi. Também nos fala da compra de terra onde se edificaria o templo, da proporção dos materiais do templo, dos sacerdotes, os levitas e os governantes. Por último, nos fala da vontade de Davi com respeito à edificação do templo.
            Sessões:  1) genealogia (caps. 1-9:34), 2) Saul (caps. 9:35-10), 3) Davi (caps.11-20) e 4) a preparação para edificação do templo (caps. 21-29)

2º LIVRO DAS CRÔNICAS

            Autor ou autores, o lugar e o tempo: (ver esta sessão em 1 Crônicas).
            O tema: (ver esta sessão em 1 Crônicas).
O contexto: (ver esta sessão em 1 Crônicas)     
            O pensamento central: Todos aqueles que têm uma fé viva e um viver vitorioso, devem cumprir o requisito de buscar ao Senhor, crer Nele, servi-lo e amá-lo.
            O esquema geral: Este livro conta a seguinte história: o fortalecimento do reino da parte de Salomão, a edificação do templo, a dedicação do templo e a aceitação da parte do Senhor, as obras de Salomão, sua sabedoria e glória, e sua morte; além disso, este livro dos reis de Judá desde Roboão até Zedequias, e o exílio em Babilônia. Louvado seja o Senhor! Este livro não termina com o exílio em Babilônia; ainda que houvesse um decreto da parte de Ciro, rei da Pérsia, que exortou o povo de Deus que subissem a Jerusalém para que edificassem a casa de Deus.
            Sessões: 1) Salomão (caps. 1-9) e 2) os rei de Judá (caps. 10-36).

LIVRO DE ESDRAS

O autor ou os autores, o lugar e o tempo: o livro de Esdras, sem duvida alguma, foi escrito por Esdras. Esdras era um sacerdote e um escriba bem instruído. Conhecia muito bem as leis de Deus, e pó isso também era advogado. Escreveu seus livros em Jerusalém. Este tempo abarca o tempo que transcorreram entre os anos 536 a.C. e 457 a.C.
O tema: A restauração do templo da parte do remanente do povo.
O contexto: O remanescente do povo de Deus, pela graça e o apego soberano de Deus, voltou da a sua própria terra. Eles haviam aprendido uma severa lição durante seu cativeiro; a lição era que temessem e abandonasse ídolos. Compreenderam que a idolatria foi à razão pela qual o reino havia sido destruído (Portanto, desde o regresso do cativeiro até a primeira vinda do Senhor, os judeus não adoraram ídolos). Durante seu cativeiro, eles se reconciliaram de Jerusalém. Recusaram desfrutar dos prazeres dos gentis e não ouviram seus pais. Contudo, não tiveram muita oportunidade de conhecer a Deus, servi-lo nem entender Suas leis. Eles se casaram com muitas mulheres pagãs. O ministério de Esdras consistia em reedificar o templo e fazer com que o povo se voltasse para Deus para que O conhecessem, O servisse e praticasse Suas leis; Também os falou a respeito dos seus matrimônios com mulheres pagãs.
O pensamento central: como filhos de Deus, devemos prestar atenção a palavra de Deus e Seu templo, e manter o testemunho da nossa santificação.
O esquema: O Senhor cumpriu a profecia de Jeremias. O Senhor despertou o espírito do rei Ciro para que alertasse o povo de Deus que se levantasse da sua  , subissem a Jerusalém, levassem os utensílios da casa do Senhor e construíssem o templo. Então, o remanente, aproximadamente cinqüenta mil pessoas, regressaram. Primeiro, edificaram o altar, depois empenharem-se a edificar o templo. Venceram muitos impedimentos, e continuaram edificando o templo até completá-lo. Houve um segundo retorno de aproximadamente duas mil pessoas. Esdras guiou o segundo grupo. Depois de dar-se conta que o povo havia se casado com mulheres estrangeiras e que eles haviam feito segundo os costumes dos cananitas, ele confessou a Deus os pecados de do povo. Esdras falou com o povo e eles se arrependeram; houve um avivamento depois que eles se arrependeram.
Sessões: 1) o primeiro regresso (caps. 1-6); 2) o segundo regresso (caps.7-10).
                                                                                                                              

 LIVRO DE NEEMIAS

            O autor ou os autores, o lugar e o tempo: o livro de Neemias certamente foi escrito por Neemias. Esdras era descendente de Levi, a tribo dos sacerdotes. Neemias era descendente de Judá, a tribo dos reis. Um se dedicava à religião, outro se dedicava à política. Naquele tempo, o Império Persa considerava a Judéia como uma província. Neemias chegou a ser governador da Judéia. Seu livro também foi escrito em Jerusalém. Este livro abrange o período de tempo entre os anos 446 a.C. e 434 a.C.
            O tema: a reedificação do muro de Jerusalém em unidade que, a partir da condição degradada do povo se produza um avivamento.
             O contexto: este é o último livro histórico do povo escolhido de Deus. O povo era pobre; eles haviam vendido seus campos, suas terras, suas casas, e inclusive haviam vendido a si mesmos como escravos. O povo também havia se misturado com os pagãos. Em vez de manter um testemunho de santificação, havia casamentos mistos, atitudes mescladas, sacerdotes sem a devida genealogia, amonitas e moabitas que habitavam entre eles, falsos profetas que falavam palavras ameaçadoras. Além disso, haviam perdido sua comunicação com Deus. Haviam se afastado de Deus e já não entendiam sua lei, nem ofereciam sacrifícios nem guardavam as comemorações. Sua condição não era totalmente boa.
            O pensamento central: orar e trabalhar com perseverança é o segredo para ter êxito na obra de Deus.
            O esquema: Quando Neemias olhou que os que haviam regressado do cativeiro se encontravam em grande aflição e haviam caído em pecado, e o muro de Jerusalém estava derrubado e suas portas haviam sido queimadas,ele chorou,jejuou e orou diante de Deus. O rei da Pérsia lhe mandou voltar a Jerusalém para que governasse o povo de Israel. Assim que, ele incentivou aos que haviam voltado a continuar e terminar a reedificação dos muros de Jerusalém, a fim de que não fossem mais envergonhados. O povo fortaleceu suas mãos para realizar esta boa obra (2:1-18). Por causa da oposição, eles tiveram que reedificar o muro trabalhando com uma mão e sustentando armas com a outra. A reedificação do muro durou cinqüenta e dois dias.
            Esdras se uniu a Neemias para restaurar as coisas que pertenciam à adoração de Deus, as quais constavam no livro da lei. Todo o povo se congregou para escutar a leitura da lei. A observação do sábado também foi restaurada. Além disso, o povo confessou o pecado de haverem se casado com mulheres pagãs.
            Sessões: O Regresso (Caps.1-2:16), 2) A edificação do muro em aflição (2:17-7:4), O censo por genealogias (7:5-73), A congregação (Caps.8-11), Censo da genealogia dos sacerdotes (12:1-26), A edificação do muro (12:27-47) e A reforma e a edificação ( Cap.13)
                    
LIVRO DE ESTER

            Autor ou autores, o lugar e o tempo: è difícil determinar a autoria do livro de Ester, provavelmente Mordecai foi o autor, já que em 9:20 e 23 diz que Mordecai escreveu os fatos que aconteceram naquela época.Ele era um que amava a Deus e aos judeus.Se ele é o autor,este livro foi escrito na cidade pagã de Susa. Este livro relata o período entre os anos 521 a.C e 509 a.C.
            O Tema: o Deus invisível salva seu povo disperso, que confia Nele.
            O contexto: Esdras e Neemias escreveram acerca do cuidado que Deus teve pelo remanescente que voltou a boa terra. Ester nos diz como Deus guardou os judeus que estavam dispersos em uma terra pagã. Neste livro não se menciona Deus, pelo que alguns questionam se o que está escrito é a palavra de Deus. A beleza deste livro consiste em que algumas porções deveriam mencionar a Deus, mas não o fazem. Por fé, vemos o Deus invisível, que guarda seu povo que confia Nele.
            O pensamento central: O cuidado visível invisível da parte de Deus guarda a Seu povo em coisas grandes e pequenas.
            O Esquema: Ester, que era judia, chegou a ser rainha de Assuero depois que a rainha original foi destituída por causa da sua desobediência. Mordecai, parente de Ester, salvou a vida do rei ao revelar uma conspiração contra ele. Estes dois – Mordecai e Assuero – foram usados por Deus para livrar seu povo do plano perverso de Hamã, que consistia em matar a todos os judeus que viviam no reino de Assuero.Pela soberania de Deus,Hamã foi enforcado na forca que ele mesmo havia mandado preparar por Mordecai. Todos os judeus foram salvos da execução. Os judeus recordam a sua salvação do perverso Hamã guardando a festa de Purim até os dias atuais.
            Sessões: 1) A festa de Assuero (Caps. 1-2), 2) A festa de Ester (Caps. 3-7) e 3) A festa de Purim (Caps. 8-10).

 CEAPE - Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho




Nenhum comentário:

Postar um comentário