sábado, 4 de junho de 2011

Estudo Panorâmico da Bíblia - O Pentateuco




 OS LIVROS DA LEI: O PENTATEUCO DE GENÊSIS A DEUTERONÔMIO

LIVRO DE GÊNESIS

A palavra Gênesis significa dar a luz, origem. Gênesis dá luz a todas as coisas, ou seja, da origem a tudo. Gênesis é o livro que contém todas as sementes como verdades divinas. Todas as verdades divinas contidas na Bíblia foram plantadas neste livro.
O autor ou autores, o lugar e o tempo: O Pentateuco de Moisés – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronômio – foi escrito por Moisés. Moisés foi criado em um palácio. Era um erudito, um político e um militar. Para o mundo, também era um líder religioso. O Pentateuco foi escrito por Moisés no Monte Sinai e no deserto. Eventos narrados neste livro se passaram entre 4004 a.C e 1689 a.C. Este livro foi escrito por volta de 1500 a.C.
O assunto: Deus criou, Satanás corrompeu, o homem caiu e Jeová prometeu salvar.
O contexto: Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Depois de dois mil e quinhentos anos da revelação falada por Deus, Gênesis foi o início da história escrita por revelação divina. A revelação escrita era necessária para que a revelação de Deus estivesse disponível para todos.    A idéia central: Cristo é a esperança e a salvação do homem caído, e Deus fará com que o homem caído cumpra seu propósito através de Cristo.
O resumo geral: O livro de Gênesis revela a criação de Deus e a queda do homem. Segundo Gênesis, o homem caiu passo a passo: primeiro caiu de Deus para a consciência, então da consciência para o governo humano, e, finalmente, do governo humano à rebelião. Nessa rebelião, ele abandonou a Deus e virou-se para a adoração de ídolos. Depois que o homem se rebelou contra Deus em Babel, Deus deixou a linhagem criada, mas Ele não podia rejeitar seu propósito. Portanto, depois de ter desistido da linhagem criada, Deus chamou uma nova linhagem, da raça escolhida, que começou com Abraão. Deus prometeu a Abraão que ele seria abençoado em todas as famílias da terra (Gn. 12:3). Então, a linhagem que Deus havia escolhido e chamado caiu de eleita e chamada por Deus e desceu para o Egito, ou mundo.
Seções:1) Deus criou (1:1; 2:25);  2) Satanás corrompeu (3:1; 11:32);  3) Jeová chamou (12:1; 50:26).

LIVRO DE ÊXODO
O autor ou autores, o lugar e o tempo: os acontecimentos narrados neste livro ocorreram entre 1706 a.C e 1496 a.C.
O assunto: a salvação, oferta e a revelação de Deus, e a construção de sua casa.
O contexto: depois que os israelitas foram salvos e deixam o Egito, eles vagaram no deserto. O propósito de Deus não era simplesmente salvá-los da tirania de Faraó, mas que eles construíssem Sua moradia, ou seja, o tabernáculo. A intenção de Deus era revelar aos filhos de Israel seu propósito eterno que consistia em obter uma morada na terra. (25:8-9, 40).
A idéia central: Cristo é a redenção, a salvação e a disposição do povo de Deus e o meio pelo qual eles adoram e servem a Deus, para que com Deus eles construíssem Sua casa, se encontrassem, se comunicassem e habitassem uns com os outros. Êxodo, portanto, é um livro sobre Cristo, e está cheio de Cristo. Êxodo mostra primeiramente como os filhos de Israel foram escravizados no Egito (1:8-14). Em seguida, revela que os filhos de Israel foram resgatados e salvos (12:27, 14:30). Após sua redenção e salvação, os israelitas foram conduzidos pelo Senhor para o deserto (13:17-18, 21-22; 17:1; 19:1-2; 40:36-38), e lá foram guiados pela coluna de fumaça e pela coluna de fogo. Além disso, choveu maná do céu e da fenda da rocha fluiu água viva. Finalmente, os filhos de Israel foram tomados pelo Senhor no Monte Sinai, onde receberam a revelação do propósito eterno de Deus, em que Ele consegue um lugar de habitação na terra (39:32; 40:2, 34-35.
Seções:1) escravizados (1:1-22);  2) regatados e salvos (2:1 – 15:21); 3) guiados (15:22 - 18:27); 4) recebem revelação (19:1 – 34:35); e  5) constroem o tabernáculo ( 35:1 – 40:38).


LIVRO DE LEVÍTICO

O autor ou autores, o lugar e o tempo: (Veja esta seção em Gênesis.)
O assunto: O culto que os resgatados oferecem a Deus e uma vida santa que os conduz.
O contexto: Depois que os israelitas construíram o tabernáculo, morada de Deus, eles precisavam saber como viver diante de Deus e como adorá-Lo. Sem a revelação de Deus eles teriam feito seus próprios conceitos. Portanto, Deus destina-se a dar-lhes um livro para revelar Seus conceitos e Seus caminhos.
A idéia central: Cristo é tudo na comunhão, serviço e na vida dos redimidos. Dr. C. I. Scofield disse uma vez que podemos ver Cristo em todas as páginas deste livro. Em Levítico Cristo é tudo. Ele é o que oferece, é o Sumo Sacerdote e é tudo na vida das pessoas resgatadas de Deus. Levítico, portanto, é um livro sobre Cristo, e está cheio de Cristo.
Resumo geral: Através da oferta do tabernáculo, os sacerdotes e os resgatados podem ter comunhão com Deus e servir a Deus, ser o povo santo de Deus, viver uma vida santa, que expressa a Deus.
Seções:1) ordenanças sobre as oferendas (caps. 1-7);    2) ordenanças de serviço (caps. 8-10);  3) ordenanças em relação a sua vida (caps. 11-22);  4) ordenanças sobre festas (cap. 23); 5) outras ordenanças e advertências (caps. 24 - 27).


LIVRO DE NÚMEROS

Autor ou autores, o lugar e o tempo: eventos narrados neste livro aconteceram entre 1490 a.C e 1451 a.C (Veja esta sessão em Gênesis).
            O assunto: A formação dos resgatados de Deus em Seu exército e a viagem onde se comprometem a lutar por Deus.
O contexto: Depois que os israelitas foram salvos, deixaram o Egito e foram supridos por Deus após receberem revelação de Deus e terem edificado o tabernáculo, que era a morada de Deus, Deus falou a partir do tabernáculo. Eles aprenderam a adorar a Deus e viver uma vida santa, que eles precisavam para avançar. Este livro ensina como fazer isso.
            Idéia central: Cristo é a testemunha e o centro do povo de Deus, é o líder e o objetivo de sua viagem é a luta.
Resumo geral: [Redimiu e santificou os israelitas, os quais formaram o exército santo de Deus, que deve continuar a respeitar a direção de Deus e lutar por Ele.
Sessões:1) são formados como um exército (1:1-9:14);  2) suas viagens (9:15-2:29; 21:4-20; 33:1-49); 3) suas guerras (21:1-3; 21:21-32:42; 35:50-36:13).


LIVRO DE DEUTERONÔMIO

O autor ou autores, o lugar e o tempo: Os eventos narrados neste livro ocorreram entre 1491 a.C e 1451 a.C.
O assunto: A preparação do povo redimido de Deus para tomar a boa terra.
O contexto: Em Deuteronômio, Moisés falou com abundância para a segunda geração, ou seja, a segunda geração estava pronta para entrar na boa terra e possuí-la. Moisés, preocupado com que eles repetissem as mesmas falhas que seus pais, exortou-lhes sobre muitas questões, repetindo algumas coisas várias vezes. Em particular, falou repedidas vezes sobre o aqueles assuntos que preservaria o povo e os capacitaria par entrar na boa terra e possuí-la, herdá-la e desfrutá-la. Moisés era como um pai velho que falava motivado pela preocupação que sentia por seus filhos.
O pensamento central: Cristo é líder do povo de Deus, que lhes permite entrar no território e ter parte em suas riquezas celestiais.
O esquema geral: A formação renovada foi dada à nova geração dos filhos de Israel após a sua longa jornada no deserto, para prepará-los para entrar na boa terra que Deus tinha prometido, com vistas a herdar a sua posse.
Sessões:1) Revisão do passado (1:1-4:43); 2) a repetição da lei (4:44-26:19); 3) uma advertência (27:1-28:68); 4) a promulgação da aliança (29:1-30:20); 5) exortações finais e os encargos (31:1-13, 24-29); 6) o cântico de Moisés (31:14-23, 30; 32:1-47); 7) a bênção de Moisés (33:1-29 e 8); 8) a morte de Moisés, e o sucessor de Moisés (32:48-52; 34:1-12). 

 CEAPE - Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho




Um comentário: